Cabemento estruturado Residencial

Entenda o cabeamento estruturado residencial

O cabeamento estruturado residencial é um projeto que consiste na instalação de um conjunto de cabos, conectores e dispositivos de rede que permitem a conexão de dispositivos e serviços de rede doméstica.

O projeto de cabeamento estruturado residencial é usado para conectar computadores, câmeras de segurança, rede cabeada das TVs, equipamentos de áudio e vídeo e todos os dispositivos de rede em uma casa ou apartamento.

É projetado para garantir que todos esses sistemas tenham uma infraestrutura adequada e atualizada conforme os sistemas mais recentes lançados.

O que é cabeamento estruturado residencial?

Cabeamento estruturado é um sistema de cabeamento usado para conectar computadores, switches, hubs, roteadores e outros equipamentos de rede, bem como telefones, câmeras de segurança, etc. É projetado para oferecer maior flexibilidade, segurança e capacidade de gerenciamento.

Em um projeto de automação residencial indicado também como solução em casas inteligentes, o cabeamento estruturado é usado para conectar todos os dispositivos, como sensores, módulos de controle de iluminação, interruptores inteligentes, em uma rede de automação.

O cabeamento estruturado é usado para conectar os dispositivos à central de automação, que é geralmente controlada por um aplicativo do sistema de Automação Residencial.

Isso permite que os dispositivos sejam controlados de forma remota, como ligar/desligar luzes, regular intensidade da iluminação, temperaturas do ar-condicionado e acionar outros dispositivos.

Esse tipo de cabeamento estruturado residencial também é usado para conectar dispositivos de segurança, como câmeras de vigilância e alarmes, para monitorar a segurança doméstica.

O projeto consiste em uma série de estudos, desenhos técnicos, diagramas e representações de onde devem estar previstas a infraestrutura necessária para a passagem dos cabos.

Esse projeto irá levar em consideração as soluções idealizadas e será compatibilizado com todos os outros sistemas como hidráulica, ar-condicionado e civil.

Em uma residência são utilizados vários tipos de cabos, par trançado, cabos coaxiais, cabos de fibra óptica, cabos de áudio, vídeo, cabos de automação Residencial.

Estes cabos são conectados a diversos dispositivos, como switches, roteadores, sensores, central de automação. Cada cabo é conectado a um dispositivo usando diferentes tipos de conectores.

Os dispositivos, como computadores, impressoras e pontos de acesso sem fio, são conectados à rede usando cabo Ethernet. Os cabos Ethernet são conectados à rede usando conectores RJ45.

Quais os tipos de Cabeamento Estruturado?

Entre esses tipos de cabos utilizados não iremos abordar os cabos de eletricidade utilizados em tomadas ou para energizar equipamentos. Estes cabos são os de alta tenção.

Os principais tipos de cabeamento estruturado para os projetos residenciais e de automação residencial são:

Cabeamento de Rede:

Nas instalações de rede de dados e internet são utilizados sempre os cabos de Par trançado e fibra óptica de diferentes categorias.

  • UTP: Comumente o mais utilizado em instalações residências e escritórios para conexões de Rede Local.
  • STP: Indicado para grandes instalações onde seja necessário cancelamento de interferências e largura de banda máxima.
  • Fibra Óptica: Utilizado para conexões de grandes distâncias e de transmissão de dados em velocidades gigantes. Também é imune a interferências.
  • Cabeamento Som Ambiente:

    Em uma instalação de um sistema de som ambiente é com utilizar alguns tipos de cabos para interligar equipamentos, amplificadores e caixas de som, entre eles destacamos.

  • Cabo Paralelo Indicado para ligação das caixas de som e alto-falantes em ambientes domésticos e comerciais.
  • Cabo Coaxial: Indicado para conexões de Subwoofer em ambientes domésticos e comerciais.
  • Cabo Philips: Utilizado para comunicação de sinal de áudio em ambientes em geral.
  • Cabo Óptico: Utilizado para conexões entre equipamentos.
  • Cabeamento de Segurança:

    Nos sistemas de segurança também são utilizados alguns tipos de cabos específicos e alguns dos cabos utilizados nos outros sistemas.

  • Cabo Coaxial com Alimentação Indicado para ligação das câmeras de segurança analógica.
  • Cabo UTP: Utilizado para ligação das câmeras de segurança IP.
  • Cabo Manga: Utilizado para conectar interfones, fechaduras inteligentes, cercas elétricas, e sensores de presença.
  • Projeto de Cabeamento Estruturado: Como funciona?

    O projeto de cabeamento estruturado residencial é planejado e executado conforme as normas para instalações de sistemas residenciais e conforme as soluções idealizadas para o projeto.

    Dessa forma o anteprojeto é planejado e desenhado para atender todos os sistemas que foram idealizados e estarão contemplados na obra. Estes desenhos técnicos indicam onde deverão passar as tubulações necessárias para a passagem de todo o cabeamento.

    O projeto de cabeamento estruturado é planejado considerando todos os outros sistemas presentes na obra, compatibilizando com ar-condicionado, hidráulica, desenho de forro, marcenaria e paisagismo.

    Todo projeto segue esse rigoroso cuidado para que as tubulações estejam de acordo com as normas necessárias e não conflitem com os outros sistemas presentes na obra.

    A passagem dos cabos também segue um padrão de cabeamento estruturado para garantir que nenhum cabeamento seja comprometido ao longo do caminho. Os cabos de baixa tensão são encaminhados em tubulações separadas para evitar possíveis interferências.

    Para que o projeto seja realizado de forma correta, os cabos são então classificados e rotulados para facilitar a identificação de quais cabos estão conectados a quais dispositivos.

    Os cabos são conectados a equipamento e controladores, geralmente empilhados em racks ou em quadro central. Cada cabo tem sua própria identificação única, permitindo a identificação e reconfiguração das conexões. Os dispositivos de conexão também são conectados a um sistema de caixa de passagem, que permite o acesso aos cabos.

    O projeto de cabeamento estruturado também contempla o diagrama de ligação dos equipamentos e controladores, garantindo a perfeita implantação do sistema.

    É muito comum que em todos o processo de planejamento e construção de uma residência esteja previsto os projetos de elétrica, luminotécnica, hidráulica e marcenaria.

    Porem a previsão e planejamento dos sistemas de rede wifi que atenda toda a residência e dos sistemas de áudio, vídeo e segurança são muitas vezes negligenciados.

    Esses são os sistemas que estão sempre presentes e levam segurança, entretenimento e funcionalidade para a residência. Garantir que o wifi esteja disponível em todos os cômodos é primordial.

    Além disso, planejar de forma correta todos esses sistemas vão garantir que a possível instalação de equipamentos nos pontos desejados e com acabamento perfeito.

    Cabeamento de Automação Residencial

    Quando falamos de cabeamento de Automação Residencial a importância de um projeto adequado é indispensável. O planejamento da infraestrutura adequada é o que vai viabilizar a possível instalação da Automação.

    Em uma residencial nova o mais indicado é planejar o tipo de Automação cabeada, onde o controle de iluminação é previsto em um quadro central e todo o cabeamento é direcionado para esse quadro.

    Diferente da instalação comum de uma residência sem automação residencial, o cabeamento de uma residência automatizada é completamente diferente e necessita de uma infraestrutura única.

    Dai a importância de um projeto de automação residencial adequado que irá garantir a possibilidade de uma automação confiável.

    Quem faz o projeto de Cabeamento estruturado?

    Para dimensionar qual será a infra estrutura necessária para atender todos os sistemas e soluções contemplados na residência é necessária uma empresa com profissionais especializados.

    Os especialistas, é quem vão dimensionar de maneira correta a quantidade de tubulações, cabos e especificações dos cabos que devem ser passados para atender as soluções idealizadas para cada obra.

    Geralmente empresas de engenharia possuem esses profissionais que muitas vezes são engenheiros elétricos. Porem para dimensionar todos os sistemas é indispensável que o profissional tenha conhecimento aprofundado em cada sistema e não só o elétrico.

    Geralmente a empresa de Automação Residencial é quem possui esses profissionais com conhecimento tanto em sistemas analógicos como em sistemas digitais além de estarem atualizados com as tecnologias residenciais.

    Está procurando um especialista emCabeamento Estruturado Residencial?

    Fale com um dos nossos especialistas no assunto

    Leia Também