O que é Automação Residencila

O que é Automação Residencial?

Automação residencial é um conjunto de equipamentos interligados que possibilitam que a casa seja controlada e gerenciada remotamente. Em uma casa automatizada você pode controlar persianas, ar condicionado, iluminação e outros aparelhos sem precisar se levantar.

O princípio de uma casa Inteligente é oferecer mais praticidade e conforto aos moradores através do controle e gerenciamento unificado da residência. Todo esse controle e gerenciamento é feito por um único aplicativo em qualquer dispositivo móvel como um smartphone ou tablet.

Como isso é possível controlar os sistemas e aparelhos de casa de onde estiver e saber quais sistemas e equipamentos estão sendo utilizados. Também é possível programar sensores para a casa entender e executar atividades automaticamente.

O objetivo central é planejar e conceber uma casa com ambientes mais confortáveis, interativos, seguros e sustentáveis.

Como funciona Automação Residencial?

A automação residencial funciona a partir de Equipamentos Para Automação e controladores responsáveis por interligar as diversas tecnologias existentes na residência. Uma central de Automação é instalada no quadro central com controladores de iluminação e outros periféricos responsáveis por acionar os sistemas.

Cada sistema da casa possui seu controlador específico para fazer a comunicação dos sistemas com a central de automação. Dependendo do tipo, esses controladores são instalados em um quadro central ou ocultos sobre o forro, ou moveis.

O Controle de uma casa automatizada pode ser feito de 4 formas diferentes que é um dos atrativos da casa automatizada. A praticidade da casa inteligente vem da possibilidade de unificar o controle de todos os sistemas e equipamentos da residência.

O que da para automatizar?

É possível automatizar praticamente todos os sistemas eletrônicos presentes em uma residência. Muitos destes sistemas e equipamentos já possuem integração com a maioria das marcas fabricantes.

Porem os sistemas e equipamentos que são mais comuns de automatizar nas residências são:

  • Sistema de Iluminação
  • Ar-Condicionado
  • Cortinas e Persianas
  • Sistema de Som Ambiente
  • Equipamentos de Áudio e Vídeo
  • Sistemas de Segurança

Também é possível automatizar e personalizar outros sistemas conforme a necessidade de cada projeto.

O que é preciso para Automação Residencial?

Para instalar automação residencial é preciso que os aparelhos e sistemas da casa estejam conectados na rede e na central de automação. Também é preciso verificar corretamente qual o tipo de automação será instalado para confirmar a necessidade de uma infraestrutura exclusiva.

Também é preciso planejar e dimensionar corretamente quais equipamentos de automação devem ser utilizados para o perfeito funcionamento dos sistemas. Assim como o desenvolvimento dos projetos necessários para a implantação e execução da obra.

Caso o tipo escolhido seja a cabeada, será necessário o desenvolvimento do projeto de infraestrutura de automação. Visto que a infraestrutura necessária para instalação da automação difere da infraestrutura de uma residência sem automatização.

Se o tipo escolhido for sem fio, também será necessário o dimensionar a cobertura do sistema sem fio. Já que o perfeito funcionamento desse sistema depende de uma excelente cobertura em toda a casa.

Tipos de Automação Residencial?

Existem dois tipos de automação residencial, que utiliza formas diferentes de interconectar os sistemas e equipamentos na residência. E são essas formas utilizadas para interconectar os dispositivos e a central que irá definir uma boa Automação Residencial profissional.

Automação Residencial Cabeada

Este tipo de automação residencial é comumente chamado de sistema centralizado, pois todos os cabos dos sistemas são encaminhados para um quadro central. Este quadro é instalado o mais próximo do quadro geral da residência.

Este também é o tipo de automação residencial mais robusto e confiável, pois todas as conexões são físicas por cabos. Mais utilizado em novas construções onde é possível prever a infraestrutura necessária para o sistema centralizado sem a necessidade de grandes reformas.

Automação Residencial sem fio

Esse tipo de Automação residencial, como o nome sugere, utiliza a tecnologia de rede sem fio para fazer a comunicação com a central. Este sistema é considerado um sistema com menor eficiência e com mais possibilidades de sofrer algum tipo de interferência e maior manutenção.

A automação sem fio é mais indicada para as residências que já estão acabadas e não vão passar por grandes reformas. Para os equipamentos e sistemas espalhados pela casa se conectem é necessária a utilização de equipamentos com tecnologia de transmissão sem fio.

Existem diferentes tipos de automação sem fio disponíveis no mercado, ou melhor dizendo diferentes tecnologias sem fio. Basicamente cada fabricante utiliza um protocolo especifico. Leia mais sobre todos os Tipos de Automação Residencial.

Quanto Custa Automação Residencial?

O custo para instalar automação residencial em uma casa irá depender de muitos fatores como o tamanho da residência e quais ambientes automatizados. As soluções instaladas, a tecnologia escolhida e as marcas escolhidas também influenciam no custo.

Embora o valor de investimento varie muito conforme as características de cada residência e soluções envolvidas, é possível calcular uma média inicial. No geral, uma empresa de Automação Residencial costuma cobrar de R$ 8.000.00 para residências menores e pode custar mais de 40.000.00 para casas maiores.

Agora que você já conhece mais sobre o que são as casas automatizadas, como elas funcionam e quais os tipos disponíveis. Conheça também quais são as melhores marcas de automação e quais as suas diferenças.

Se está reformando ou construindo e pretende ter uma casa inteligente e atualizada é indispensável o acompanhamento de uma empresa de automação residencial para dimensionar e projetar a infraestrutura adequada.

Ficoou interessado nas soluções de Automação Residencial?

Fale com um dos nossos especialistas no assunto

Leia Também