Som Surround Entenda qual a diferença
O som surround é uma tecnologia usada para criar um ambiente de áudio imersivo. É usado em sistemas de entretenimento doméstico, salas de cinema, jogos de computador e videogames, e hoje está presente em todos os filmes.
Esta tecnologia permite que os usuários desfrutem de uma experiência de áudio tridimensional, criando profundidade, espaço e realismo.
A seguir, confira quais as principais informações sobre este sistema, aqui neste post:
O que é Surround?
Surround é um termo usado para descrever sistemas de áudio que oferecem uma experiência de áudio imersiva. O som surround é usado principalmente em sistemas de entretenimento doméstico, como Home Theater, e salas de cinema em casa.
O som surround é uma tecnologia que recria um ambiente de áudio tridimensional, criando profundidade, espaço e realismo.
Esse sistema é conseguido através de vários alto-falantes posicionados em volta do ouvinte para criar um som tridimensional. Estes alto-falantes são normalmente divididos em três categorias: canais frontais, traseiros e centrais.
Os canais frontais são normalmente usados para reproduzir a maioria dos sons, como diálogo, efeitos e música. Os canais traseiros são usados para adicionar profundidade ao som, enquanto o canal central é usado para adicionar um som mais nítido e claro.
Essa configuração de volume das caixas de som é uma estratégia para simular a forma como de fato ouvimos as coisas naturalmente. O nosso cérebro tem a percepção dos sons mais ou menos desta forma que o sistema procura reproduzir.
Assim temos a sensação de estar de fato dentro do filme ou show.
A configuração do som surround varia dependendo da aplicação. Por exemplo, um sistema de áudio surround 5.1 usa cinco alto-falantes e um subwoofer, enquanto o sistema de áudio surround 7.1 usa sete alto-falantes e um subwoofer.
Os sistemas de áudio surround mais avançados também podem usar vários alto-falantes e subwoofers para criar um som ainda mais imersivo.
Ele também pode ser usado para criar um ambiente de áudio para jogos de computador e videogames. Estes jogos normalmente usam alto-falantes traseiros para reproduzir sons direcionais, como efeitos de loucura e passos, bem como, sons que podem ajudar o jogador a se orientar no jogo.
Se você ja foi em um cinema muito provavelmente ja vivenciou a experiencia de um som surround
Como montar um som Surround?
Montar um som Surround é um processo que envolve o planejamento e estudo de viabilidade, isso se você pretende montar um sistema de qualidade e que se adeque ao seu designe e projeto arquitetônico..
Um sistema de som surround depende de conexões entre equipamentos via cabos e configurações especificas. É necessária uma infraestrutura para passagem dos cabos das caixas de som.
Componentes do sistema
O Primeiro passo depois de definir em qual ambiente será instalado os equipamentos que normalmente é a sala de TV é a escolha dos equipamentos e caixas de som que serão utilizados.
Nesta etapa é importante considerar também qual a expectativa que se tem para o volume e qualidade do som.
Apesar de o sistema padrão 5.1 já ter uma qualidade superior se comparado com som estéreo de uma TV, existem marcas e modelos de caixas de som e receivers mais potentes.
Lembrando que até chegar nesta etapa é importante que se tenha a infraestrutura preparada para a passagem dos cabos das caixas de som já que as mesmas estão previstas nos quatro cantos da sala.
Normalmente essa infraestrutura é feita ainda na fase de construção do ambiente antes mesmo do rebaixo do forro. Pois o forro irá esconder toda a infraestrutura e irá receber as caixas de som que são embutidas.
Conectar componentes
Em seguida, você precisa conectar os componentes corretamente. Primeiro, conecte o receiver à TV e à fonte de áudio, usando cabos apropriados. A maioria dos Receivers possui mais de 2 conexões HDMI, mas outros tipos de conexões, como componentes e ópticas, também são comuns.
Apos, conecte os alto-falantes à saída de áudio do receiver usando cabos de áudio apropriados. Em seguida, conecte o subwoofer à saída de áudio do receiver.
Nesta etapa é importante observar a impedância das caixas de som e da saída do receiver para fazer o casamento da impedância corretamente.
Configurar sistema
Uma vez que todos os componentes estão conectados, o próximo passo é configurar o sistema. Primeiro, configure o receptor para saída de áudio surround. A maioria dos receptores possui vários modos de saída, incluindo Dolby Digital, DTS, THX e Auro 3D.
Logo após, ajuste as configurações de som, como volume, graves, agudos, etc. Finalmente, ajuste os alto-falantes para que eles estejam alinhados de acordo com as condições do ambiente.
É muito comum que o Receiver seja controlado por um sistema de Automação Residencial, o que se for o caso este também é o momento de configura-lo.
Contratar empresa de Áudio e Vídeo especializada
Embora montar um som surround possa parecer simples, pode ser extremamente difícil para aqueles que não têm experiência. Por esta razão, é importante contratar uma empresa com profissionais qualificados para instalar o seu sistema.
Normalmente uma empresa de automação residencial que projeta e executa a instalação de sistemas de Home Theater e soluções de áudio e vídeo.
Estes profissionais terão a experiência e o conhecimento necessários para garantir que tudo esteja configurado corretamente e que o sistema funcione da melhor forma possível.
Além disso, eles poderão ajudá-lo a escolher os componentes certos e oferecer conselhos sobre como configurar o seu sistema para obter o melhor som possível. Por último, eles também poderão ajudar a resolver qualquer problema que possa ocorrer.
Leia Também
Projeto de Automação Residencial
Normalmente, durante nossas conversas iniciais com clientes em potencial, as primeiras...
Continue LendoPorque investir em Automação Residencial?
A tecnologia que possui uma inteligência artificial controlando a sua residência é algo de outro mundo! Quem diria...
Continue Lendo5 Soluções de Casa Inteligente
As casas inteligentes estão se tornando cada vez mais populares. Com razão, também. A automação residencial...
Continue Lendo