Caixa de Som de Embutir

Caixa de som de Embutir: Saiba como escolher

As caixas de som de embutir são projetados para serem uma solução de áudio permanente que fornecerá um som excelente e por ser embutida geralmente no forro ficam quase imperceptíveis no ambiente; por isso, são esteticamente agradável e queridas por designer e arquitetos.

As caixas de som de embutir são equipamentos que fazem parte de um sistema de som ambiente estéreo. Ou podem ser caixas específicas de um sistema multicanal presentes em salas de cinema residencial, ou Home Theater integrado. Existem diversos modelos, e tipos de caixas de som com materiais e formas de construção diferentes específicas para cada aplicação. Obviamente todas reproduzem o som, porém o desempenho e a experiência sonora de uma caixa bem dimensionada e aplicada é totalmente outro.

É por isso que é fundamental que se escolha o tipo de caixa específico para cada aplicação e o modelo que melhor atenda as expectativas e o gosto sonoro de cada cliente, já que cada uma possui uma assinatura sonora diferente da outra e existe um modelo para cada perfil do usuário comum com ouvido padrão ao audiófilo com o ouvido mais treinado e exigente. A caixa de som certa fará diferença em toda a experiência sonora.

Tipos de Caixa de Som de Embutir

Como mencionamos a cima existem diversos tipos de caixas de som de embutir, existem muitos modelos e marcas além das características específicas de material e aplicação de cada uma. Iremos destacar alguns dos tipos e características que separam umas das outras por suas aplicações e grandes diferenças. Por não se tratar de uma ciência exata, pois temos que considerar a individualidade da experiência sonora, a percepção e o gosto de cada ouvinte, podemos destacar algumas características técnicas e levar em consideração a percepção e sensação da maioria dos ouvintes.

  • Polegada do alto-falante:
  • Essa e uma característica muito importante que precisa ser mencionada, polegada é como é chamada a unidade de medida que se refere ao diâmetro total de uma caixa de som. Os modelos mais comuns são os de 4, 6 e 8 polegada. Isso para caixas de embutir, para caixas acústicas, e subwoofers é comum encontrar tamanhos maiores como 10, 12 e 15 polegadas.

    A polegada do alto-falante não é um fator decisivo para avaliar a qualidade ou superioridade de uma caixa, porém pode ser um indicativo da performance já que no geral as polegadas maiores reproduzem melhor as frequências mais baixas, como graves e médios e as frequências maiores são melhor reproduzidas por pelegadas menores.

  • Potência do alto-falante:
  • A potência do alto-falante é sempre indicada nos alto-falantes e a unidade de medida indicada é em watts (W). Este numero se refere a capacita que o alto-falante tem de suportar a ligação em um amplificador sem o perigo de ser queimado. Ou seja, um alto-falante de 80 W pode ser ligado na saída de qualquer amplificador desde que sua potência seja menor que 80 W. Essa potencia também é um indicativo da capacidade do volume máximo de um alto-falante, porem não é uma regra. Pois o conjunto de outros fatores pode contribuir para que um alto-falante com menos watts toque muito mais que um com mais watts.

  • Impedância do alto-falante:
  • A impedância do alto-falante também é uma característica importante: ela indica o tipo de alto-falante, a forma de trabalho e com qual tipo de amplificador deverá ser ligado, a unidade de medida indicada é o Ohms (Ω). Para casos em aplicações residenciais se utiliza sistemas de baixa impedância, normalmente 6 ou 8 Ohms.

  • Materiais utilizados:
  • Outras características são os materiais utilizados na construção dos alto-falantes, dos dispositivos eletrônicos, os metais utilizados nos componentes e condutores, até mesmo o material utilizado na fabricação dos cones e tweets. Cobre, alumínio, prata, bronze e até mesmo ouro são os metais utilizados. Papelão, polipropileno, fibra de vidro, linho, seda são alguns dos materiais utilizados para construção dos cones. Claro que os materiais mais exóticos e raros estão presentes apenas em caixas Hi-End.

Todas essas características estão presentes em qualquer caixa de som, ao menos algumas delas devem estar juntas em uma mesma caixa, a combinação destas características é que torna uma caixa superior a outra, em volume e qualidade percebida de som.

Caixa de embutir para Home Theater

Este modelo de caixa de som de embutir é específico, pois seu projeto e montagem foi pensado para entrega não apenas de músicas, mas também de efeitos em frequências específicas, pois os sistemas de home theater trabalham com frequências separadas em multicanais e as caixas devem reproduzir com maior clareza possível essas frequências para a melhor experiência de imersão sonora possível. Alguns dos modelos possuem ainda possíveis inclinações no corpo dos alto-falantes para que o som seja direcionado para o expectador para uma real sensação de imersão.

Caixa de Som de Parede

As mesmas caixas de som de teto podem ser embutidas na parede. Porem existe uma linha de montagem em parede específica para salas de cinema e Home Theater. Essas caixas em sua maioria são caixas já para uso Hi-end para salas de cinema dedicadas.

Pensando na melhor experiência sonora do expectador, esse modelo de caixas são utilizados para que o som frontal de linha horizontal, tenha origem na altura correta, esse modelo de caixa é o utilizado nas salas de cinema comerciais e ficam atrás da tela de projeção.

Quantas caixas de som de embutir eu preciso na mesma Sala?

Na maioria das vezes, os alto-falantes de teto são vendidos em pares, com o objetivo de configurá-los como um par estéreo esquerdo e direito. Uma das coisas mais importantes sobre o áudio é a consistência do som. Para espaços maiores, achamos que para equilibrar melhor os níveis de áudio, é sensato adicionar 4 alto-falantes menores em vez de 2 alto-falantes maiores. Porem sabemos que todos os projetos são únicos, e além das caixas de som estarão presentes, sancas do design do forro, iluminação, máquinas de ar condicionado, então o ideal é que se faça um projeto analisando a melhor posição em relação aos outros elementos presentes sem comprometer o desempenho sonoro.

Onde devo posicionar as caixas de som de embutir?

É melhor posicionar os alto-falantes de teto a uma distância igual de cada parede, ao longo do comprimento da sala e a pelo menos 2 metros de distância um do outro para obter o melhor efeito de separação estéreo. Entendemos que alguns clientes podem ter layouts de sala com formatos irregulares, o que pode dificultar saber onde seria o melhor lugar para posicioná-los.

Nesse cenário, pode valer a pena escolher um alto-falante de teto com tweeter angulado para direcionar o som para as áreas mais habitáveis da sala. Temos muitas opções com tweeters angulados, e eles podem ser ajustados para combinar perfeitamente com a acústica da sua sala.

Qual cabo para caixas de som de embutir?

Para a maioria das instalações, recomendamos um cabo de alto-falante de 2x2,5 mm, o padrão da indústria. Podemos fornecer este cabo em bobinas de 25 ou 50 metros. A única vez que você pode precisar passar um cabo de melhor qualidade é se qualquer lance de cabo único for maior que aproximadamente 40 metros.

O sinal de áudio pode ser degradado se for muito longe, afetando a qualidade do som. Nesse caso, sugerimos atualizar para um cabo de bitola 2x4,0 mm. O cabo deve ser instalado em uma configuração paralela.

A caixa de som de embutir pode ser instalada em ambiente úmido?

A Maioria das caixas de som que fornecemos são resistentes ao vapor e à umidade, o que significa que, desde que não se molhem, são excelentes em ambientes de banheiro e cozinha. Porem nas conversas iniciais e ao projetar o som ambiente nossa equipe ira prever pontos como este e indicar as caixas de som de embutir adequadas.

Ou, se você quiser ter a tranquilidade de ter um alto-falante de teto totalmente impermeável que pode ser instalado dentro do box do chuveiro ou acima da banheira, temos as caixas de som perfeitas para esse ambiente.

As caixas de som de embutir podem ser pintadas?

Sim, as caixas de som de embutir no teto possuem uma grade de proteção que protege o Alto-falante e essa grade pode ser removida e pintada com spray com tinta de boa qualidade. É importante borrifar camadas finas de tinta para não obstruir os orifícios perfurados na grade do alto-falante. Nossa equipe pode pintar as caixas caso solicitado.

As caixas de som de embutir podem ser pintadas?

A quantidade mínima de profundidade de montagem necessária é de 36 mm, embora o alto-falante de teto médio seja de 100 mm. Se a quantidade de profundidade que você tem no vazio do teto (atrás da placa de gesso) for muito baixa, existem opções disponíveis para alto-falantes de teto finos e ultrafinos.

Ficou com alguma dúvida em relação a quais caixas de embutir você precisa para o seu projeto? Gostaria da orientação de um profissional?

Gostaria de falar com um especialista emCaixa de som de embutir?

Fale com um dos nossos especialistas no assunto

Leia Também