Projeto de Home Theater

Projeto de Home Theater: Como planejar e montar?

Projeto de Home Theater ou o conceito de Home Theater se trata de um conjunto de equipamentos que compõem o sistema como um todo, porem quando se ouve falar no termo “Home Theater” logo se imagina o equipamento responsável por reproduzir os áudios de um filme em várias caixas espalhadas pelo ambiente, esta divisão de caixas que causa a impressão de imersão no filme é conhecida como som surround. O termo Home Theater se popularizou por conta da comercialização de um kit onde vinha o aparelho comercialmente vendido como Home Theater e junto suas caixas acústicas de sobrepor em uma única caixa, tratamos deste kit como “Home Theater in a Box”.

O modelo Home Theater in a Box, comercializado nos grandes marktplaces, é utilizado em pequenas aplicações onde o próprio cliente instala em sua casa, não iremos tratar deste equipamento em específico, pois ele sempre é vendido de forma padrão sem opções de personalização com baixa variedade de ajustes.

O que é um Home Theater Residencial

O conceito de Home Theater envolve um conjunto de equipamentos que compõem o sistema vamos tratar de cada equipamento específico para ficar mais claro e fácil na hora de fazer uma escolha das características para o seu projeto.

Receiver

Receiver é como é chamado o processador de áudio e vídeo central, podemos dizer que é a peça central do Home Theater, é o aparelho responsável por gerenciar as mídias de vídeo vindas da TV, e mandar potência para cada caixa acústica que irá compor o sistema, ele quem gerencia os efeitos surround.

Ao pesquisar Receiver você os verá descritos com uma sequência numérica contendo dois ou três dígitos. Uma sequência muito comum é 5.1 mas também pode encontrar 7.1 ou 7.2.4. É importante saber o que esses números significam antes de escolher a configuração certa para o seu projeto.

O Primeiro número representa o número de caixa acústicas principais, como as caixas acústicas central, direita, esquerda e as caixas traseiras. O segundo número representa a quantidade de subwoofers. Se você encontrar uma especificação de caixas acústicas com um terceiro número, isso representa o número de caixas acústicas com efeitos sonoros na linha vertical.

Por exemplo, uma configuração de som surround 5.1 compreende uma caixa central, frontal esquerda, frontal direita, traseira esquerda, traseira direita. Uma configuração mais imersiva com um sistema 7.2.4 tem a mesma configuração de um 5.1 mas também adiciona caixas acústicas traseiros esquerdo e direito, um Subwoofer adicional e quatro caixas de linha vertical.

Receiver

Zonas adicionais

Existem alguns modelos de Receiver que contam com “Zonas adicionais” vamos considerar que zona é a representação de ambiente. Por exemplo, o 5.1 que está em um ambiente é considerado como uma zona principal, caso o Receiver suporte uma segunda zona é possível adicionar um par de caixas a outro ambiente que será considerado como a Zona 2 do Receiver.

A vantagem de um Receiver com esta capacidade é que além do seu sistema principal surround para assistir filmes, você pode prever um par de caixas para outro ambiente como, por exemplo, uma varanda gourmet, por se tratar de uma Zona 2 você tem a opção de reproduzir na varanda o mesmo conteúdo que está tocando na zona principal ou escolher outro conteúdo diferente para a varanda.

Qual Configuração Você Deve Escolher?

É comum pensar que mais caixas acústicas significa mais imersão sonora e realista. No entanto, a configuração ideal dependerá de fatores externos como: tamanho da sala que será aplicado, o sistema de Home Theater, tipo de caixas que serão utilizadas.

Se você tiver um espaço limitado ou muito amplo como salas integradas onde não se tem um limite definido que o som possa se propagar. O 5.1 é um ótimo ponto de partida para um som surround satisfatório.

Estes são alguns dos pontos iniciais que se pode levar em consideração na hora da escolha de um receiver, e o próprio cliente pode participar desta escolha junto ao especialista, existem muitos outros fatores relevantes para o projeto, por se tratar da peça central de todo o sistema é necessário levar em consideração outras características técnicas como conexões, compatibilidade com todos outros dispositivos do cliente, modelo de TV ou projetor presentes no projeto, e interconexões que são especificas para cada projeto, e que precisam ser diagramadas para garantir viabilidade do sistema, além da forma de controle e a experiência de usabilidade.

O Receiver é um equipamento muito robusto e com inúmeras conexões especificas que devem ser utilizadas de acordo com a necessidade de cada projeto e por um especialista.

Receiver Conexões

Tipos de Alto-Falantes?

Existem alguns tipos de alto-falantes para o seu projeto de home Theater e a escolha deles é tão importante quanto escolher o Receiver. A escolha deve levar também em consideração o desenho arquitetônico pensado para o ambiente, é uma junção do gosto do cliente do design e a expectativa de performance do sistema.

Caixa acustica torre

São caixas acústicas com design, acabamento e desempenho excepcionais, são muito utilizadas em sistemas de som Hi-End por terem uma resposta surpreendente a todas as frequências, possuem sempre uma assinatura sonora especifica, toda essa excelência em qualidade de som se dá pela forma única de construção e utilização de matéria primas especificas como: tweeter de berílio, ceda, alumínio, cones de fibra de vidro, polipropileno, entre outras matérias.

Caixas Acústica Bookshelf

Com o mesmo desempenho e desempenho das caixas torres porem de tamanho reduzido. São modelos de caixa acústica com extrema qualidade sonora e com acabamentos e design elegantes e únicos.

Caixa acústica de forro

As caixas acústicas de forro são caixas que como o nome já sugere são inseridas no forro e comumente são as mais utilizadas, pois o impacto visual no projeto arquitetônico é mínimo, existem opções como: formatos de acabamentos redondos ou quadrados com opções de cores.

Caixas in wall (Caixa de Parede)

Assim como as caixas de forro as de parede ficam inseridas e faceadas na superfície onde são instaladas, muito comum em salas de home cinema dedicada pois são ótimas caixas para serem previstas em marcenaria e propagam o som na linha vertical na altura em que os espectadores estão sentados.

Como Posicionar os Alto-falantes do Home Theater?

Esta é uma das dúvidas mais comuns o posicionamento dos alto-falantes no meu projeto de Home Theater, existem algumas especificações exatas para o posicionamento dos alto-falantes de acordo com o tipo de alto-falante mas vamos partir pela logica de que o som deve ser propagado na sala de acordo com a posição dos espectadores, saber onde os espectadores serão posicionados na sala é o ponto de partida para esses cálculos, determinar o local onde será instalado os assentos ou sofá ajudará a determinar os melhores locais para todos os seus alto-falantes. Lembrando que nesta conta também entra o tamanho e posicionamento da TV ou tela de projeção do seu Home Theater.

Qual a Tela Ideal Para o seu Home Theater?

Quando nossa equipe trabalha em Projetos de Home Theater essa é uma das perguntas mais frequentes “Devo comprar um projetor ou TV?” essa pergunta costumava ser muito mais fácil de responder quando as diferenças de brilho, contraste, tamanho e preço eram significativas entre às duas opções. Hoje você pode encontrar Projetores que entregam uma qualidade de imagem igual e até superior a algumas TVs no mercado. Com a popularização das TVs é possível encontrar tamanhos até 85 polegadas o que é bem satisfatório em alguns casos.

Por outro lado, se está pensando em tamanhos a partir de 100 polegadas a relação custo beneficio em telas de projeção com um projetor é a melhor escolha. Com brilho e contrastes surpreendentes, o projetor pode entregar uma experiência cinematográfica mais próxima de uma sala de cinema.

Precisamos citar também o painel de led como uma opção, muito utilizado em aplicações comerciais como estúdios por sua extrema qualidade de vídeo e por ser modular, podendo ser construído em qualquer tamanho. Vem sento utilizado em aplicações residenciais onde os clientes não abrem mão de qualidade de imagem e telas gigantes.

Projeto Profissional: Planejamento do seu Home Theater

Como apresentamos a cima, um projeto de home Theater não é algo simples de planejar e executar, é preciso considerar diversos fatores desde o planejamento técnico até a execução da infraestrutura e cabeamento necessário.

É por esse motivo que fazer o projeto junto a uma equipe de profissionais é o mais indicado, com a elaboração de projetos em cima da planta da sua casa, acompanhamento e recomendações dos equipamentos.

Vai precisar de um especialista em Home Theater?

Fale com um dos nossos especialistas no assunto

Leia Também