Casas sustentáveis, uma economia de energia de 75%
Ao adquirir ou construir uma residência, um dos desafios que se apresentam é o consumo de energia.
Devido à deterioração dos materiais e à tecnologia empregada em sua construção, casas antigas tendem a apresentar um desempenho energético inferior, o que acarreta em um maior dispêndio financeiro.
No entanto, com o passar dos anos uma serie de tecnologias e soluções vem sendo desenvolvidas para que as casas possam ser cada vez mais sustentáveis chegando a um numero de consumo próximo ao zero ou totalmente sustentável.
A aplicação dessas técnicas pode trazer benefícios tanto para reformas quanto para novas construções.
Na primeira situação, é possível economizar uma significativa porcentagem da conta de eletricidade.
Na segunda, elas podem contribuir para aumentar a eficiência energética da construção.
O que são as Casas Sustentáveis?
O que define as casas sustentáveis é o seu baixo consumo de energia. O objetivo delas é utilizar internamente a energia que produzem, valendo-se de fontes renováveis, captação e reutilização de água, gerenciamento e maior controle do consumo de energia, aproveitamento de recursos vegetais, entre outras soluções.
O foco deste artigo é a autossuficiência energética em residências. Abordaremos suas características principais, bem como as vantagens e desvantagens desse modelo de habitação que é capaz de produzir e suprir suas próprias necessidades energéticas. Acompanhe-nos!
A arquitetura bioclimática é um dos conceitos fundamentais para o desenvolvimento de casas sustentáveis. Trata-se de uma abordagem de projeto que considera as características climáticas do local e busca aproveitar os recursos disponíveis para garantir a sustentabilidade da edificação.
Ao construir uma casa sustentável, diversos fatores da arquitetura bioclimática devem ser cuidadosamente considerados, tais como: a orientação da edificação e dos cômodos em relação ao sol, a utilização da luz natural, a análise das condições da vegetação e do vento na região, entre outras questões relevantes.
Quais as principais características das casas sustentáveis?
Casas sustentáveis são projetadas para minimizar o impacto ambiental, promovendo a eficiência energética e o uso responsável de recursos naturais.
Essas residências possuem algumas características que fazem com que sua existência cause o menor impacto ao meio ambiente.
Entre essas características iremos destacar algumas que estão presentes na maioria dos projetos com esse conceito.
Prioridade para Iluminação Natural
Ao planejar uma casa Sustentável é muito importante considerar o aproveitamento máximo de da iluminação natural desde os primeiros raios solares.
Prever a melhor posição para construção da casa pensando no maior aproveitamento deste recurso é indispensável para uma residência indispensável.
A iluminação natural bem planejada evita por exemplo o uso desnecessário da energia elétrica para acendimento das lâmpadas de iluminação artificial.
Casas bem iluminadas fazem uso de grandes janelas e portas o que contribui também para uma casa bem ventilada.
Energia solar fotovoltaica.
Ao planejar uma casa Sustentável é comum que os painéis solares venham à mente em primeiro lugar.
Essa tecnologia é capaz de gerar energia elétrica que pode ser imediatamente consumida, fornecida à rede elétrica ou armazenada para uso posterior.
Essa de fato é uma solução muito útil e procurada ao se pensar em uma fonte de energia limpa e fácil geração.
Com a instalação de um sistema de geração de energia fotovoltaica é possível reduzir em 100% o consumo da energia fornecida pela rede.
Com essa solução é possível gerar a energia para o consumo imediato e fornecer a energia excedente não utilizada para a rede.
Além de contribuir para a redução da pegada de carbono a utilização da energia solar também ajuda no custo da conta de luz e torna a casa autônoma.
Consumo Inteligente com Automação da Residência.
Além de produzir energia de maneira sustentável, é fundamental gerenciar o consumo dessa energia de forma eficiente.
A automação residencial pode ser uma ótima aliada na redução do consumo de energia, através de um sistema inteligente. Veja mais informações abaixo:
As lâmpadas são um dos principais consumidores de energia em uma casa. O Controle de Iluminação oferece a possibilidade de gerenciar a iluminação, programando o sistema para acender e apagar as luzes automaticamente.
Assim como a iluminação o ar-condicionado e os equipamentos de áudio vídeo e eletrodomésticos são os que mais pesam na conta de luz no final do mês, devido ao seu alto consumo de energia.
Com o sistema de automação residencial é possível gerenciar o estado de todos esses equipamentos e seu consumo. Podendo então programar uma rotina de funcionamento de maneira rápida e remota.
Saiba mais sobre: Projeto de Automação Residencial
Captação de Água Pluvial.
Algumas estimativas apontam que, do total de água utilizada em uma casa, apenas 4% é destinada ao consumo humano, ou seja, para beber. Em contrapartida, quase 40% da água é utilizada em atividades relacionadas ao banheiro, como o uso do vaso sanitário e do chuveiro.
Diante dessa realidade, surge a necessidade de considerarmos alternativas para reaproveitar a água que chega em nossas casas, mas que não é utilizada para consumo direto. Algumas das possibilidades são a coleta e o tratamento da água da chuva, bem como a utilização de poços.
No caso da captação da água da chuva ela geralmente desce do telhado por calhas e canos até uma cisterna que então é filtrada e tratada transformando-a em limpa e apropriada para um uso não potável.
Escolher viver em uma casa sustentável é uma opção cada vez mais popular para aqueles que se preocupam com o meio ambiente. Além de promover práticas sustentáveis, essas casas oferecem diversas vantagens para seus moradores, como economia de energia, água e dinheiro.
Além disso, as casas sustentáveis oferecem um estilo de vida mais saudável e econômico para seus moradores. Com a utilização de materiais ecológicos, isolamento térmico e acústico de alta qualidade e fontes renováveis de energia, a casa sustentável promove o bem-estar dos seus habitantes e ajuda a preservar o meio ambiente.
Leia Também
Projeto de Automação Residencial
Normalmente, durante nossas conversas iniciais com clientes em potencial, as primeiras...
Continue LendoPorque investir em Automação Residencial?
A tecnologia que possui uma inteligência artificial controlando a sua residência é algo de outro mundo! Quem diria...
Continue Lendo5 Soluções de Casa Inteligente
As casas inteligentes estão se tornando cada vez mais populares. Com razão, também. A automação residencial...
Continue Lendo