Controle de Iluminação

Controle de Iluminação Residencial

A iluminação pode se destacar como um dos principais componentes de design de interiores da sua residência. Após a seleção cuidadosa de móveis e a pintura das paredes com a cor desejada, a iluminação assume um papel crucial na composição do ambiente.

Não se trata somente de escolher as lâmpadas apropriadas ou definir a melhor posição para elas, mas sim, de como você as utiliza para criar o clima ideal.

A iluminação é capaz de alterar completamente a aparência de um espaço, transformando uma sala em um ambiente acolhedor e confortável ou em um espaço moderno e sofisticado, dependendo da maneira como ela é controlada e utilizada.

Um sistema de controle de iluminação residencial inteligente é a solução ideal para gerenciar as luzes da sua casa de forma prática e eficiente.

Com acesso centralizado, é possível ajustar a iluminação de acordo com as suas necessidades e criar um ambiente aconchegante ou destacar pontos específicos com facilidade.

Como funciona o controle de Iluminação?

O controle de iluminação é feito através de módulos responsáveis pela operação de toda a iluminação da residência. Estes módulos são capazes de operar o estado da iluminação podendo ligar, desligar e dimerizar.

Os módulos de controle de iluminação trabalham em conjunto com a central de automação residencial que por sua vez e a responsável pela inteligência e operação do sistema.

Diferente dos sistemas convencionais de iluminação que a operação é apenas através dos interruptores. O Controle de iluminação utiliza os módulos e a automação residencial que possibilitam que a iluminação seja controlada por aplicativos dentro da residência ou remotamente.

Com isso é possível extrair o aproveitamento total da iluminação pois é possível operar com maior precisão todas as lâmpadas da residência. A seguir vamos destacar algumas características e possibilidades do sistema.

Defina a iluminação ideal com Dimmers.

A textura é um componente fundamental no design de interiores, que está relacionado tanto aos materiais utilizados nos móveis quanto à iluminação escolhida.

Utilizando reguladores de intensidade de luz, conhecidos como dimmers, é possível ajustar o nível de iluminação de cada luminária em sua residência de acordo com a sua preferência.

Ao utilizar um sistema de controle centralizado, é possível acessar cada luminária por meio de uma interface de usuário e ajustar o seu nível de iluminação conforme desejado.

Essa técnica de definir níveis diferentes para cada luminária é uma excelente maneira de criar textura na iluminação do ambiente, adicionando profundidade ao espaço e destacando elementos específicos.

Uma iluminação para cada momento com cenas.

A utilização de um sistema de controle de iluminação residencial proporciona uma maior versatilidade no design de interiores.

Enquanto um nível de iluminação mais baixo é ideal para momentos de relaxamento no sofá, luminárias de LED com cores múltiplas e mais brilhantes podem ser uma escolha mais adequada para receber amigos.

Você não precisa sair apertando vários interruptores pela casa para encontrar uma iluminação ideal para a ocasião.

Depois de configurar os níveis de iluminação preferidos, você pode salvar em uma cena preferida que você possa acessar quando quiser.

Uma iluminação para cada momento com cenas.

Você já teve a experiencia de estar em uma casa que não conhece e tentar ascender uma luz especifica em vários interruptores e inúmeros botões?

Além de não ser uma experiencia agradável a poluição visual que vários interruptores causam no design não é nada elegante.

Existem algumas maneiras de ter o controle da iluminação e uma delas é uma solução que contribui para a redução do numero de interruptores.

Primeiro você pode gerenciar toda a sua iluminação por um Smartphone, tablet ou telas touch para reduzir a necessidade de desordem na parede.

Em sala com vários circuitos de iluminação é possível prever um keypad com cenas configuradas onde um botão aciona uma cena especifica modificando a iluminação de todo o ambiente.

Com isso é possível eliminar a necessidade de arranjos de interruptores lado a lado, tornando a experiencia mais agradável e o design mais elegante.

Quer ter umControle de Iluminação Residencial?

Fale com um dos nossos especialistas no assunto

Leia Também