RadioRA Lutron

Cenas de Automação Residencial Para Casas Inteligentes.

Uma das grandes vantagens e funções mais desejadas que se pode ter em um sistema de Automação Residencial são as Cenas em Automação Residencial.

As cenas de automação também podem definir se uma automação foi bem planejada e configurada ou se o sistema não está aproveitando da melhor formas seus recursos.

Neste artigo iremos procurar explicar o que são as cenas em automação e quais são as principais cenas que uma Casa automatizada deveria ter.

O Que é uma Cena em Automação Residencial?

A partir do conceito da Automação Residencial que é integrar todos os sistemas da casa em uma única plataforma de gerenciamento e controle as cenas são uma função que se pode extrair desta integração.

As cenas são uma combinação de estado de cada sistema juntos em um único cenário. Imagine que em seus espaços exista uma configuração de iluminação ideal para cada momento e ocasião do dia a dia.

Com as cenas é possível que o proprietário salve as configurações ideias de iluminação conforme as suas preferencias para cada ocasião especifica.

Com um sistema de automação residencial por conta da integração dos sistemas é possível misturar em uma única cena além de iluminação, persianas, som ambiente, controle do ar-condicionado e o controle de TV, Receivers, equipamentos de áudio e vídeo e muitos outros.

Vamos ilustrar de uma forma mais pratica e hipotética uma possível cena que o proprietário pode escolher ter em sua lista de Cenas Favoritas.

Imagine que em sua casa você possua em seu living diversas seções de iluminação, Iluminação direta, iluminação indireta, difusa, iluminação de orientação. É evidente que não é sempre que você irá ligar todas ao mesmo tempo com a mesma intensidade.

Existem momentos e combinações especificas de sua preferencia para cada ocasião e é aí que as cenas em automação residencial entram. É possível criar uma cena onde sua iluminação difusa fique ajustada em 50% da intensidade dando uma sensação de conforto e aconchego no ambiente e nomear essa cena como quiser, “Relaxar”por exemplo.

Assim toda vez que quiser este cenário de iluminação no ambiente é possível selecionar a cena especifica que toda a iluminação irá se modificar para a configuração programada.

Agora imagine associar a essas mesmas cenas ações de outros dispositivos e sistemas juntos da Iluminação como por exemplo um som ambiente com uma playlist relaxante ou uma temperatura especifica do ar-condicionado com o fechamento ou abertura das persianas.

As possibilidades de configurações de cenas são quase infinitas e podem ser ajustadas de acordo com as preferencias do cliente, necessidades e usabilidade dos espaços.

Keypads e as Cenas em Automação Residencial

Já vimos que o conceito da Automação residencial é facilitar e aprimorar o controle dos sistemas residenciais e as cenas são um dos recursos disponíveis que trazem outro conceito na utilização dos espaços.

Porem pensar na ideia de ficar com um celular em mãos a todo momento para acionar as cenas favoritas não é nada atrativo e pratico levando em consideração que você pode não estar com o celular para acionar a iluminação.

Os Keypads são outro grande recurso da automação que em conjunto com as cenas de automação residencial tornam o controle dos sistemas e das cenas mais pratico.

Os Keypads é como são chamadas as teclas que substituem os interruptores comuns em residências que não possuem automação.

A utilização dos Keypads é indispensável em uma casa automatizada com eles é possível ter em apenas uma tecla uma cena com os cenários favoritos. Outra grande diferença é a identificação das funções com uma descrição ou ilustração gravada na tecla.

Essa identificação é indispensável em muitas residências pois a quantidade de iluminação presente nos ambientes torna confusa a identificação de cada tecla além de poluir o ambiente com inúmeros interruptores.

Os Keypads também são um show a parte com seus belos acabamentos e design elegantes que adicionam praticidade e reduzem a poluição visual de diversos conjuntos de interruptores.

Existem diversos modelos de Keypads que podem ser utilizados, alguns dependem dos fabricantes utilizados e outros podem ser utilizados com outros fabricantes.

6 Cenas em Automação Residencial indispensáveis.

Sempre que entregamos uma residência automatizada entregamos algumas cenas já configuradas para que o cliente tenha a vivencia e nos informe se as cenas fazem sentido para sua rotina e o que deseja modificar.

Entre as cenas que entregamos nos projetos as mais utilizadas de uma forma geral pelos clientes são algumas que citaremos a seguir.

Cena Bom dia.
Esta cena pode abrir as persianas em um horário especifico ou ao nascer do sol segundo o relógio astrológico para um despertar natural.
Diferentes membros da família podem ter necessidades diferentes e cada suíte pode ter seu próprio programa para Cena Bom Dia.
Cena Boa Noite.
Pode ser o inverso da cena bom dia a Cena Boa Noite pode fechar as Persianas e acionar alarmes e tranca de todos os acessos para uma noite tranquila e segura.
Cena Filme
Esta cena é geralmente configurada na Sala de TV onde tem um Home Theater com ela é possível configurar o fechamento das persianas e dimerizar a iluminação para um filme além de ligar os equipamentos de áudio.
Cena Festa
Esta é uma cena que está muito presente também para configurar um ambiente perfeito para um social com amigos nos espaços sociais da residência.
Nesta cena pode ser configurado um perfil de iluminação adequado, a descida de uma tela de projeção e um som ambiente nos espaços.
Cena Automático
Nesta cena é possível fazer com que a casa controle os sistemas de acordo com as ações dos usuários sem precisar ficar apertando botões específicos.
E possível programar para que ao identificar uma certa temperatura a casa acione os sistemas de ar-condicionado, ou ao detectar uma determinada luminosidade a casa acione a iluminação.
Também é possível configurar para que a casa detecte a presença nos ambientes e ligue a iluminação especifica, cada ação automática pode ser configurada para se comportar de formas especificar em cada horário do dia ou a partir de condições.
Master Off
Nesta cena especifica geralmente reservamos a ultima tecla do keypad do Hall de entrada para desligamento total de todos os sistemas.
A ideia é que tenha uma tecla rápida para quando estiver saindo de casa desligar tudo. Assim não precisará ficar preocupada em desligar sistema por sistema.

O Proprietário Pode Configurar Suas Cenas?

A maioria das cenas devem ser pré-programas por nossa equipe para não correr o risco de desconfigurar o restante do sistema. No entanto em alguns sistemas de Automação Residencial é possível que o proprietário crie suas próprias cenas.

E possível salvar o estado atual de tudo no ambiente pressionando um botão no aplicativo e nomear essa cena para cenas favoritas.

Isso permite que o proprietário viva em sala casa e faça alterações simples sem chamar uma equipe para alterar uma programação simples.

Um bom exemplo pode ser configurar a iluminação ideal para uma Festa, embora você possa ter uma Cena Festa configurada em alguns momentos pode não fazer sentido alguma iluminação neste cenário.

Depois de identifica-la e alterar a iluminação especifica capture a cena atual e salve com o nome que desejar.

Portanto ter uma casa inteligente é uma coisa; usa-la é outra. Em nossa experiencia em retrofit que assumimos a diferença entre os dois é o quão bom foi trabalho de planejamento conceito dos cenários dos ambientes da casa.

Trabalhar com uma Empresa de Automação Residencial Especializada garante que você não apenas tenha tecnologia em casa, mas que você tenha uma casa funcional que atenda seus estilos de vida.

Gostou de alguma destas soluções de Casas Inteligentes?

Entre e contato como nosso especialista e consulte

Leia Também