Automação de Iluminação

Automação de Iluminação Residencial, o que é?

Vivemos em uma época na qual cada vez mais estamos conectados. Não apenas nossos computadores e smartphones, mas também nossas lâmpadas, televisores, fechaduras e até cafeteiras e máquinas de lavar podem estar conectadas à internet e serem controladas a distância, de formas pré-definidas, tudo para facilitar as mais diversas tarefas e possibilitar diferentes formas de interação.

Isso se deve ao desenvolvimento e maior disponibilidade de dispositivos compatíveis com Automação Residencial e IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas). Em linhas gerais, quando se fala em “automação”, podemos considerar tudo aquilo que pode ser pré-programado para ser executado com menor ou nenhuma intervenção humana. Em outras palavras, “funcionar sozinho”.

Ainda parece algo muito distante ou futurista? Na verdade, automação de diversos aspectos da sua casa ou negócio podem estar muito mais próximos do que você imagina.

O QUE É AUTOMAÇÃO DE ILUMINAÇÃO?

Automação de Iluminação residencial ou comercial é a instalação, definição e operação de “comportamentos” da iluminação desses ambientes de forma automatizada. É escolher e ter o tipo de iluminação adequado de acordo com uma necessidade específica, o horário do dia, ou demais fatores que podem influenciar no uso de determinado ambiente. E o mais importante: obter esse resultado sem precisar ficar acendendo ou apagando manualmente diferentes luzes.

Isso inclui não somente lâmpadas, mas também cortinas e persianas automatizadas. Ou seja, tudo aquilo que interfere na quantidade de luz ou sombra desejadas para determinado ambiente está dentro da automação de iluminação.

Além de uma característica funcional (como, por exemplo, acender luzes à noite, pois não há a luz natural), iluminação também está relacionada à atmosfera e humor desejados para determinado ambiente. Não existe só a possibilidade de acender ou apagar lâmpadas, mas também de controlar sua intensidade, e até a sua cor/temperatura.

Um exemplo simples de automação de iluminação pode ser programar um horário para que as luzes de um ambiente acendam. Se o dia escurece por volta das 18h30, nesse horário é possível definir que as lâmpadas externas de sua casa acendam, evitando que a fachada fique escura. Ou você tem um animal de estimação, e não quer deixá-lo no escuro até voltar do trabalho. Não tem certeza de que horas escurece? Sem problemas, é possível usar sensores que detectam o nível de luminosidade, e definir que ao detectarem uma luminosidade inferior a um valor específico, as luzes devem se acender automaticamente.

Vai preparar um jantar romântico e quer proporcionar um ambiente mais aconchegante? Talvez uma luz menos intensa e mais amarelada sejam melhores que uma luz fria (azulada) e intensa, não? É possível criar “perfis” de iluminação, e acioná-los quando desejado. Assim, trocar a iluminação padrão do dia-a-dia, mais intensa, para uma ambientação com luz menos intensa para o jantar pode ser feita com apenas um botão em um app no seu smartphone, um interruptor personalizado ou até por comando de voz, com a ajuda de assistentes virtuais (como a Alexa, da Amazon, Siri, da Apple, ou Google Home).

As possibilidades são realmente muito numerosas, e vão estar limitadas à sua imaginação e definição de cenários. Perfil de iluminação para assistir filmes à noite? Rotina de manhã antes do trabalho? Jogo de cartas com os amigos? Cada situação pode ser beneficiada com a iluminação adequada, e criar perfis fáceis de serem ativados e substituídos de acordo com cada necessidade muda completamente a relação com sua casa.

Além de mudar a atmosfera de um ambiente, outra questão que pode ser beneficiada com o uso de automação de iluminação é a de segurança. Idosos ou crianças em casa? Uma iluminação adequada de escadas e banheiros, que ascende ao detectar a presença ou movimento, pode ser a diferença entre uma noite tranquila ou um acidente preocupante.

E claro que todo esse controle e flexibilidade só são alcançados de forma organizada e planejada. Por isso a importância de um projeto muito bem elaborado, considerando as necessidades e características de uso de cada pessoa, de cada casa. Com análise e planejamento, é possível encontrar o conjunto de equipamentos e serviços ideais para melhor atender as demandas específicas de cada um, proporcionando a melhor experiência possível em uma casa conectada e automatizada.

A AUTOMAÇÃO DE ILUMINAÇÃO PODE AJUDAR A REDUZIR OS GASTOS COM ENERGIA?

Automação da iluminação seria então apenas um “luxo”, ou somente uma facilidade para não ficar acendendo e apagando luzes manualmente? Longe disso. Com o uso de ferramentas e sensores utilizados na automação da iluminação de uma casa, é possível além de tudo isso, economizar na conta de energia elétrica.

O maior inimigo da conta de luz no final do mês é o desperdício. Luzes acesas em ambientes vazios, ou sem necessidade devido à presença de luz natural, são exemplos clássicos desse tipo de gasto desnecessário de energia elétrica, e que podem resultar em uma diferença significativa no valor da conta. Da mesma forma que uma torneira gotejando pode parecer inofensiva, de gota em gota podem ser desperdiçados litros e litros de água no decorrer do mês. É a mesma lógica com uso de iluminação e eletricidade.

Com o uso de sensores de presença e de luminosidade, é possível reduzir ao mínimo o uso de energia elétrica para iluminação residencial. Aliados à programação/definição de situações rotineiras, torna-se fácil garantir que as luzes dos ambientes só estejam acesas quando detectam a presença de pessoas, e que só se acendam se realmente não há luz natural suficiente (inclusive controlando a intensidade da luz artificial conforme a luminosidade já existente).

E a economia não fica só nisso. Ao usar apenas o necessário da iluminação instalada, é possível perceber que a vida útil das lâmpadas utilizadas aumenta. Isso reduz o número de vezes ao longo dos anos que será necessário trocar a eventual lâmpada queimada.

Tudo isso com total controle, independente de onde estiver. Saiu de casa e quer verificar se esqueceu alguma luz acesa ou outro aparelho ligado? Em projetos que aliam diversos dispositivos IoT, como câmeras, sensores, lâmpadas inteligentes, fechaduras eletrônicas, televisões conectadas e até máquinas de lavar inteligentes, é possível monitorar, controlar, ligar ou desligar o que for necessário dentro da sua casa, mesmo que você esteja a milhares de quilômetros de distância. E assim, evitar todo o desperdício que poderia ocorrer sem esse controle e automação. Pode parecer ficção, mas tudo isso já é possível hoje.

Ficou interessado em como a automação de iluminação pode melhorar sua qualidade de vida e ainda contribuir para redução de gastos? Entre em contato!

Ficoou interessado nas soluções de Automação de Iluminação?

Fale com um dos nossos especialistas no assunto

Leia Também


O que éAutomação Residencial

O que é Automação Residencial?

Automação Residencial é o uso de um conjunto de equipamentos instalados na residência que torna automática determinadas atividades...

Continue Lendo
Automação Residencial Preço

Automação Residencial Preço

Em média uma empresa certificada costuma cobrar um preço inicial de R$ 8.000 para automatizar residências...

Continue Lendo
Equipamentos para Automação Residencial

Qual melhor Tela de Projeção?

Equipamento de automação residencial são dispositivos inteligentes que fazem parte de um sistema central que comumente...

Continue Lendo