Central Automação Residencial

Kit Automação Residencial: Qual comprar?

A Automação Residencial é um tema cada vez mais presente na vida das pessoas. O kit de automação residencial é uma solução que vem ganhando destaque no mercado, pois possibilita aos usuários controlar a iluminação, fechaduras, aquecimento, ar condicionado, entre outros sistemas de sua casa, por meio de dispositivos conectados à internet.

Para quem está em dúvida sobre como ter automação residencial em casa, neste post vamos ajudá-lo a entender sobre os kits de automação, como eles funcionam qual a diferença para a automação residencial profissional e quem realiza a instalação do sistema.

Como funciona o Kit Automação Residencial?

O kit de automação residencial é um conjunto de dispositivos inteligentes que permitem controlar, monitorar e automatizar algumas atividades em sua casa.

Esses equipamentos são parte da Internet das Coisas (IoT), os quais possuem internamente uma placa de rede, tornando possível conecta-los a intermete.

Os dispositivos mais comuns de se encontrar com essa possibilidade de conexão são lâmpadas, adaptadores de tomadas e interruptores que estão disponíveis em kits.

Algumas fabricantes já estão adicionando placas de rede em seus dispositivos já de fabrica, não sendo necessário nenhum kit para ter o controle via celular.

Dispositivos e equipamentos como ar-condicionado, aquecedores, máquinas de lavar roupas, maquina de lavar louças aspiradores de pó entre outros.

Ao realizar essa conexão, os dispositivos do kit permitem que você controle as lâmpadas, e o que estiver conectado na tomada inteligente, de qualquer lugar do mundo, através de um dispositivo móvel conectado à internet.

Kit de automação x Equipamentos de automação Profissional

Os kits de automação residencial são diferentes dos equipamentos e sistemas de automação profissional, pois eles são menos abrangentes no quesito integração e flexibilidade.

No entanto, são usados em pequenas aplicações onde o numero de dispositivos é menor e os ambientes são pequenos. Os kits funcionam bem nestas aplicações pois possibilita mais uma forma de controle além de ser de fácil instalação.

Por exemplo, você pode usar os equipamentos do kit de automação para ligar e desligar algumas lâmpadas, abrir e fechar cortinas ou portas, ligar e desligar a tomada de aparelhos elétricos.

Por outro lado, os equipamentos de automação profissionais, que são projetados para controlar um maior numero de sistemas. Automação profissional possuem um numero maior de equipamentos robustos o que garantem ao sistema maior flexibilidade confiabilidade.

Além disso, a automação residencial profissional também pode ajudar você a economizar energia, pois permitem que gerencie e controle seus dispositivos de maneira mais eficiente.

A automação residencial profissional também pode ser programada para realizar tarefas de maneira automática, o que significa que você não precisa ficar controlando todos os seus dispositivos manualmente.

Kit de Automação residencial: Qual comprar?

Ao escolher um kit de automação residencial, é importante considerar as necessidades de sua casa e as características oferecidas por diferentes kits.

Por exemplo, alguns kits de automação têm mais recursos, como a capacidade de controlar lâmpadas com cores, tomadas, e até possuem interruptores com tela touch.

Também é possível controlar a partir de um aplicativo ou através de assistentes virtuais como o google e a alexa.

Existem também alguns kits disponíveis que contam além de tomadas e lâmpadas com sensores e câmeras que podem ser instalados no mesmo ecossistema.

A primeira importante consideração na escolha de um kit de automação residencial é a real pretensão do que se quer controlar.

Se pretende ter alguns dispositivos inteligentes espalhados pela residência, como uma lâmpada de leitura, uma tomada especifica ou até mesmo meia dúzia de dispositivos.

Neste caso o melhor é partir para uma escolha entre os kits disponíveis levando em consideração o design dos produtos e usabilidade dos aplicativos.

Pois os kits provavelmente vão atender a sua demanda de uso e possuem valores mais atrativos. Podendo ate ser configurados de maneira DIY (faça você mesmo).

Agora caso esteja planejando automatizar muitos mais ambientes ou até mesmo toda a residência o mais indicado é utilizar um sistema de Automação residencial Profissional.

O sistema de automação residencial possuis equipamentos mais robustos e com mais integração aos sistemas residências. Com equipamentos de automação profissional será possível ter o controle total de todos os sistemas da residência.

Automação residencial profissional

A Automação Residencial Profissional é um sistema de controle que permite controlar e monitorar remotamente ou internamente toda a casa.

O sistema é controlado por uma central de automação residencial, que recebe informações de todos os dispositivos conectados, incluindo sensores, câmeras, luzes, portas, janelas, sistemas de segurança, equipamentos de áudio e vídeo etc.

A central também pode ser acessado remotamente através de um smartphone, tablet, smart watch ou assistentes virtuais. Todos os sistemas são acessíveis através de um único aplicativo que pode ter o controle de tudo na residência.

O sistema de automação profissional possui módulos controladores de iluminação para ligar, desligar e dimerizar a iluminação. Também possui módulos para controle de persianas, ar-condicionado, sistemas de som ambiente e equipamentos de áudio e vídeo.

Com automação Residencial Profissional as possibilidades são quase infinitas e podem ser personalizadas de acordo com o perfil e as necessidades dos moradores.

Os dispositivos conectados são gerenciados por sensores que detectam movimentos, temperatura, luz, etc.

Estes sensores são capazes de responder a determinadas condições para desencadear ações automatizadas, como ligar ou desligar luzes, ligar ou desligar o sistema de segurança, ligar ou desligar o ar condicionado, etc.

O sistema também pode ser configurado para enviar alertas de segurança para um celular ou computador, quando algo estiver fora do normal.

Além disso, é possível programar ações automatizadas a serem executadas a qualquer momento, como ligar luzes, ajustar a temperatura, etc.

Outros dispositivos muito utilizados são os keypads, que são os as teclas inteligentes que substituem os convencionais interruptores.

Possuem uma grande variedade de opções de botões, cores e acabamentos que podem ser combinados com a proposta da arquitetura.

Essas são algumas das funções e opções disponíveis em um sistema profissional que os dispositivos vendidos como kits não possuem.

As duas opções funcionam e atendem uma demanda especifica que o usuário precisará entender para fazer a escolha que melhor atende sua expectativa.

Quem faz automação residencial?

Para dimensionar e projetar um sistema de automação residencial, é preciso contratar uma empresa de automação profissional, a qual tenha uma equipe de profissionais capacitados, além de possuir experiência no mercado.

O sistema de automação profissional requer uma serie de planejamentos e dimensionamento de todo o sistema. Especificar e desenhar a infraestrutura necessária para é indispensável para a implantação da automação.

Uma empresa de automação residencial possui os profissionais capacitados para o planejamento, dimensionamento, execução e acompanhamento. Esses especialistas garantem que todos os sistemas estejam alinhados com o projeto de arquitetura idealizado para a residência.

Ficoou interessado nas soluções de Automação Residencial?

Fale com um dos nossos especialistas no assunto

Leia Também