Wi-Fi Para toda a Residencial

Wi-Fi Para toda a Residencial

Hoje em dia uma conexão forte de internet como velocidade é essencial em todos os cômodos e ambientes da sua casa.

Dependemos do WI-Fi e da internet para nos comunicar, trabalhar em Home Office, transmitir músicas, assistir TV e filmes por Streaming e até mesmo controlar os sistemas da Automação Residencial.

Infelizmente a maioria dos roteadores dos provedores de serviços de internet não possuem um alcance tão grande do sinal Wi-Fi para garantir o Sinal Wi-Fi por toda a casa.

Além disso, o provedor de internet fornece junto ao serviço contratado um único Modem que poderá ser instalado em apenas um lugar da residência que em sua grande maioria não fica localizada no centro da casa e sim em algum canto ou armário oculto.

Desta forma, por ser apenas um equipamento emissor do sinal Wi-Fi e por estar mal posicionado na grande maioria das vezes o sinal não chega em muitos pontos da residência.

Para Resolver a questão da Cobertura de Wi-Fi é possível resolver de duas formas onde nós indicamos de olhos fechados uma dessas duas opções e utilizamos a outra opção com muito cuidado e em pequena quantidade as opções que estamos nos referindo são:

  • Instalação de pontos de acesso com fio que se conectem ao roteador via cabo e transmita o sinal de toda a rede via Wi-Fi.
  • Instalação de uma rede mesh com um grupo de dispositivos sem fio que recebam os sinais de Wi-Fi e retransmitem os dados por meio de um sinal no formato de uma "malha" em vez de se conectarem por meio de um ponto central via cabo.

Continua confuso? Não sabe qual o melhor

Vamos comparar os dois tipos de sistema de rede Wi-Fi e relatar nossa opinião e experiencia das muitas instalações de rede residencial para ajudar você a escolher a melhor opção.

Leia também: Rede Wi-Fi 6

Rede Wi-Fi Mesh

Uma rede mesh utiliza "nós" sem fio que podem ser roteadores ou dispositivos que agem como um ponto de transmissão, ou seja, além de receber os dados eles também retransmitem para os próximos dispositivos.

Desta forma a tecnologia permite que os dados "saltem" de um nó para o próximo, caso algum nó falhe ou fique fora de alcance os dados serão redirecionados para um próximo dispositivo até que chegue em seu destino.

Vantagens e desvantagens da Rede Mesh.

Vantagens:

  • Fácil aplicação, pois não necessitam de infraestrutura específica. Os dispositivos se conectam automaticamente ao nó mais próximo para um bom sinal.
  • Escalável simplesmente instalando mais repetidores para estender a cobertura.

Desvantagens:

  • Menor largura de banda e velocidade em comparação com pontos de acesso com fio.
  • Mais latência/atraso que pode impactar aplicativos em tempo real como jogos e transições ao vivo.
  • Backhaul sem fio significa que todos os nós compartilham e dividem a largura de banda.
  • A estrutura descentralizada é menos confiável.

Muito cuidado com essa opção, pois ela deve ser utilizada em situações muito pontuais onde a infraestrutura para passagem de cabo realmente é inviável.

Recomendamos que a rede mesh deva ser utilizada em alguns pontos específicos e repetindo o sinal de um ponto de acesso cabeado.

Rede Wi-Fi Com Fio.

Uma rede Wi-Fi com fio utiliza cabos de Ethernet de preferência Cat6 para conectar os pontos de acesso de Wi-Fi ao roteador central.

Essa conexão garante toda a velocidade disponível, baixa latência com menores atrasos e menor chances de falhas.

Assim que o cabo leva todos os dados necessários da rede para o ponto de acesso Wi-Fi ele então transmite o sinal Wi-Fi para o ambiente.

Caso seja necessária uma maior cobertura em algum outro ponto da casa basta levar mais um cabo do roteador para outro ponto de acesso no ambiente desejado e o novo ponto de acesso irá transmitir a mesma rede Wi-fi no novo ambiente.

Vantagens e desvantagens da Rede Mesh.

Vantagens:

  • Maior rendimento e confiabilidade usando backhaul Ethernet dedicado.
  • Melhor desempenho para uso intenso em largura de banda e sensíveis à latência como os jogos, reuniões e transmissões em tempo real.
  • Mais opções de controle e gerenciamento do que uma rede mesh de consumidor final.
  • Pode ser gerenciado remotamente por profissionais acessando dispositivos WAP.

Desvantagens:

  • Requer infraestrutura disponível para passagem de novos cabos até os pontos de acesso.

Em resumo para ter Wi-Fi em toda a residência não basta ter apenas o Wi-Fi do modem fornecido pela operadora de serviços de internet.

Tao pouco utilizar repetidores de sinal de tomada comercializados com a promessa de melhora da cobertura do Wi-Fi, pois a forma que esse sinal é repetido é similar a uma rede mesh mencionada aqui.

Em pequenas aplicações seu uso pode não ser tão prejudicial para a rede toda, mas utilizar vários destes dispositivos pode causar lentidão e mau funcionamento para a rede toda.

Para um sistema de Wi-Fi confiável com desempenho, velocidade e baixa latência com atrasos, o ideal seria que os pontos de acesso que distribuem o Wi-Fi seja cabeado.

Em residências novas o projeto de cabeamento estruturado residencial que prevê todos esses sistemas com os cálculos de quantos pontos de acesso serão necessários e qual seu raio de alcance estimado é indispensável para um Wi-Fi Rápido e de qualidade.

Em nossos projetos nossa equipe planeja a rede Wi-fi aplicando boas práticas e mantém no sistema somente dispositivos moveis na residência como celulares e computadores pessoais.

O restante dos dispositivos é conectado na rede via cabo para que o Wi-Fi obtenha o melhor desempenho possível e mantendo TV e equipamentos de áudio e vídeo com cabo que garante a máxima velocidade.

Se você está procurando, procurando um Wi-Fi com desempenho confiável e rápido em todos os cômodos e precisa de ajudar para dimensionar o seu projeto, nós podemos te auxiliar em seu projeto.

Gostaria de ter Wi-Fi em toda a Casa?

Entre e contato como nosso especialista e consulte

Leia Também