O Que é Segurança Eletrônica?
O Termo Segurança Eletrônica no Brasil é muito utilizado para se referir aos equipamentos e sistemas de Segurança para Monitorar um patrimônio ou pessoas.
Sendo assim a Segurança Eletrônica se refere a sistemas e equipamentos com o objetivo de monitorar, vigiar e controlar o acesso de pessoas em ambientes privados ou comuns.
Entre os diferentes tipos de sistemas de Segurança talvez o mais popular seja o sistema de Câmera de Segurança ou CFTV (Circuito Fechado de TV) que consiste no uso de câmeras para visualizar e gravar as imagens de um determinado local.
Porem a segurança eletrônica se trata de um conjunto de serviços e equipamentos integrados que tem como objetivo monitorar as pessoas e os ambientes com o intuito de aumentar a segurança das pessoas e proteger patrimônios.
Existem diferentes tecnologias que podem ser combinadas para garantir mais segurança em casas, empresas, comércios, condomínios e até mesmo espaços públicos.
Como Funciona a Segurança Eletrônica?
Como dito antes a segurança eletrônica é um conjunto de serviços e equipamentos que podem ser instalados para inibir, controlar e comunicar possíveis ações criminosas ou fora de padrões.
Existem diversos sistemas de Segurança que estão inseridos na Segurança eletrônica e esses sistemas são instalados de acordo com a necessidade de cada aplicação.
Os sistemas de segurança residencial envolvem algumas destas combinações como por exemplo câmeras de segurança residencial, Alarme residencial, Controle de Acesso e Vídeo Porteiro, cerca elétrica e alarme perimetral.
A escolha de quais destes equipamentos devem ser considerados é papel de uma Empresa de Segurança Eletrônica que irá estudar o projeto e avaliar quais os pontos vulneráveis e quais os Equipamentos de Segurança Eletrônica devem ser instalados.
Hoje com o desenvolvimento de softwares inteligentes e a tecnologia e conectividade empregada nos equipamentos a grande maioria dos equipamentos possuem aplicativos de controles e gerenciamento.
O que levou o nível de gerenciamento e segurança para outra realidade, hoje o próprio morador pode ter de forma instantânea todas as notificações dos eventos no seu próprio celular, e então tomar as devidas ações necessárias.
Também é possível encaminhar as notificações para uma central de monitoramento para tomadas de ações rápidas. Especificar quais os níveis de notificações a central irão receber e quais as imagens poderá acessar também é facilmente especificado pelo proprietário.
Quais são as soluções possíveis em Segurança Eletrönica?
Entre as possíveis soluções de segurança eletrônica podemos citar as soluções mais comuns que estão presentes na maioria dos projetos.
Alarme Residencial
Esse sistema de segurança é formado por sensores de presença, sensores de abertura e de intrusão que são instalados pelos ambientes e pontos de acessos.
Todos esses sensores são conectados a uma central de alarme que recebe esses sinais e faz o gerenciamento de quais zonas detectam movimento ou são abertas.
Cerca Elétrica.
O sistema de cerca elétrica é comumente instalado nos muros de perímetros de casas, Comércios e empresas, trata-se de uma cerca com fio de aço e esticado em hastes com isoladores.
Este fio é eletrificado por uma central de choque que pode ter diferentes cargas de choque. A cerca elétrica dá um choque não letal que enrijece os músculos e pode causar a queda do muro impedindo uma possível invasão.
A central de choque é monitorada o que significa que quaisquer disparos em seu fio eletrificado uma notificação é enviada para o celular do proprietário e para uma central de monitoramento.
Controle de Acesso.
Os sistemas de controle de acesso são comumente utilizados e conhecidos na segurança eletrônica.
Catracas, leitores biométricos e leitor facial são alguns dos equipamentos utilizados para controlar o acesso de pessoas em lugares restritos e acessos de residências e empresas.
Todos esses equipamentos possuem um software de gestão para o gerenciamento de um maior numero e fluxo de pessoas como é em um condomínio, portaria de prédios comerciais ou empresas.
Para aplicações residências os equipamentos de controle de acesso também possuem um aplicativo para o gerenciamento e gestão de quais usuários podem acessar e em quais horários.
Fechadura Inteligente.
As fechaduras inteligentes são uma forma de controlar o acesso de pessoas a determinados locais, muito utilizada em residências e aplicações muito pequenas pois seu fluxo é muito menor.
As fechaduras inteligentes são praticas e funcionais para instalações residenciais além de facilitar a forma com que os moradores acessam suas residências e liberam acesso para convidados.
Investir em soluções e equipamentos de segurança eletrônica pode fazer toda a diferença ao se planejar medidas e soluções de segurança para residências, empresas e espaços públicos.
Esses sistemas são indispensáveis para garantir a prevenção de bens materiais, patrimônios, organização e integridade física das pessoas que frequentam os ambientes.
Como vimos, existem diferentes soluções e equipamentos que podem ser combinados para garantir um sistema se segurança eletrônica eficiente. Saber estudar as diferentes necessidades, planejar e dimensionar de forma correta é o papel de uma empresa Especializada.
Leia Também
Equipamentos para automação residencial
Equipamento de automação residencial são dispositivos inteligentes que fazem parte de um sistema central que comumente...
Continue LendoAutomação de Iluminação, o que é?
Automação de Iluminação residencial ou comercial é a instalação, definição e operação de “comportamentos” da iluminação desses...
Continue LendoTipos de Automação Residencial
Existem alguns tipos de automação residencial que na verdade são tecnologias e formas diferentes de comunicação entre os dispositivos que...
Continue Lendo