Tipos de Automação Residencial?
O Termo Automação Residencial é comumente utilizado para se referir a sistemas que de algum modo proporcionam o controle por celular ou assistentes virtuais de alguns dispositivos presentes nas residências como os sistema de Iluminação, cortinas e persianas e aparelhos de ar-condicionado. Esses sistemas podem ser classificados por dois diferentes Tipos de de Automação Residencial que iremos conheçer no texto a seguir.
Esses dois “tipos de Automação residencial” que, na verdade, são tecnologias diferentes de comunicação entre os dispositivos presentes na residencia e os Equipamentos de Automação Residencial.
Vamos falar um pouco mais sobre essses dois tipos de automação residencial e exemplos.
Automação Residencial Cabeada (CENTRALIZADA)
Comumente chamado de sistema centralizado, pois todos os cabos responsáveis por interconectar os dispositivos são encaminhados para uma central (quadro de comando) que geralmente ficam ao lado do quadro elétrico e em racks centrais.
Este tipo de Automação costuma ser o tipo de Automação mais Robusto e confiável, pois todas as conexões são físicas através de cabos alocados em infraestrutura específica, garantindo mais estabilidade ao sistema. Mais utilizado em novas construções onde é possível prever a infraestrutura necessária para o sistema centralizado sem a necessidade de grandes reformas.
Automação Residencial Sem fio
Este tipo de Automação é mais indicado para aplicações onde a residência já está acabada e não passará por grandes reformas onde possa ser previsto uma infraestrutura para o sistema, então para que os dispositivos espalhados pela residência se conectem entre si, é necessária a utilização de equipamento com tecnologia de transmissão sem fio.
Mesmo que a forma de comunicação destes dispositivos não dependa de um fio para conexão entre eles, existem algumas tecnologias diferentes quando falamos de sistemas sem fio e esses sistemas são:
Automação Residencial IoT (INTERNET DAS COISAS)
Uma das formas de se obter o controle de dispositivos são os dispositivos IoT (Internet of things) traduzido do inglês como Internet das coisas, o conceito de interconexão digital dos dispositivos na internet. Com isso é possível o controle básico de algum destes dispositivos. Tecnologia presente já em lâmpadas, aspiradores de pó, geladeiras, lavadoras e cafeteiras.
Automação RF (RADIO FREQUÊNCIA)
Tipo de Automação Z-Wave
Protocolo de comunicação sem fio que utiliza ondas de rádio frequência para se conectar com a rede de dispositivos. Nesta tecnologia é necessária uma central que é a responsável por conectar os dispositivos entre si e por conectar todos os dispositivos na internet. Nesta tecnologia também é necessário o intervalo de 30 metros entre cada dispositivo até a central para que o sistema funcione.
Tipo de Automação ZigBee
Protocolo de comunicação sem fio assim como o Z-Wave que utiliza ondas de rádio frequência para se conectar com os dispositivos. Também é necessária uma central que é a responsável por fazer a interconexão de seus dispositivos e a internet. Neste sistema é necessário o intervalo de 30 metros entre cada dispositivo até a central para o funcionamento do sistema.
Tipo de Automação Clear Connect RF
Tecnologia Via Rádio Frequência patenteada da Lutron que utiliza o mesmo princípio de comunicação através de rádio frequência, porem com modificações na tecnologia patenteada de uso exclusivo da Fabricante Lutron. Essa tecnologia é utilizada em toda sua linha de controle de Iluminação sem fio conhecida como Radio RA que é fabricada á 10 anos e está em sua 3 atualização. Conhecida Mundialmente por sua tecnologia altamente confiável e estável com produtos de acabamento elegante e robusto.
Tipo de Automação Wi-Fi
Nesta tecnologia a conexão entre os dispositivos de automação é feita através do Wi-Fi utilizando o protocolo IP utilizado por nossos celulares e computadores. Os dispositivos se conectam ao roteador e utilizam o sinal do Wi-Fi para a transferência de comunicação entre si.
Mas o que é Possivel Automatizar?
Iluminação
Provavelmente o sistema de iluminação é o mais procurado para controlar e automatizar. Com a Automação da Iluminação é possível controlar cada circuito ou seção de lâmpadas separadamente, ligar, desligar ou controlar a intensidade da iluminação com a dimerização. Também é possível criar cenários diferentes onde você especifica quais lâmpadas vão acender e com qual intensidade e salvar esta “cena” como um nome específico tipo “Relaxa” e com um apertar de botão nos Keypads ou comando de voz, esta cena salva irá controlar a iluminação da forma que foi programado.
Com o controle da iluminação através do celular é possível criar inúmeras configurações de iluminação para cada ambiente e cada momento do dia a dia, assistir a filme ou fazer uma leitura.
Cortinas, persianas e Janelas
Cortinas e persianas também podem ser adicionados a automação, com a motorização dos mecanismos de acionamento é possível ter o controle por smartphone ou comandos de voz de cada persiana separa ou de um conjunto de persianas em simultâneo, assim fechar ou abrir várias persianas da sacada ou de janelas gigantes se torna muito mais prático.
É possível ainda configurar a abertura ou fechamento automático das persianas conforme o horário programado, ou da incidência de luz desejada no ambiente.
Ar-condicionado e Pisos aquecidos
Automação da climatização também é possível, adicionando os equipamentos de ar-condicionado ou sistemas de aquecimento de pisos na automação residencial. Com isso o controle da temperatura de trabalho de cada ar-condicionado é especificado ou programado através dos comandos no smartphone, ou por voz.
Home Theater e Equipamentos de Media
Itens que também são possíveis de incluir na Automação Residencial são os dispositivos de Media como TV, Receivers do Home Theater, decoders de Tv acabo, Blu-ray, projetores, telas de projeção entre outros.
Com a integração destes dispositivos na automação é possível controlar por tablets e smartphones os canais e volumes da tv, navegar através das médias, escolher títulos nos serviços de streaming preferidos, reproduzir filmes e músicas no sistema de Home Theater e controlar individualmente cada dispositivo presente em cada ambiente.
Som ambiente
Assim como, no home Theater é possível integra o Sistema de Som Ambiente na automação, com caixas instalados em qualquer área da casa, normalmente estão presentes em ambientes sociais como sala de estar, varanda e espaços gourmet, piscinas e até lavabos.
Com a integração do sistema de som ambiente na automação é possível controlar direto do Smatphone ou tablet onde e quais musicas vão tocar. Com equipamentos específicos conhecidos como Multroom é possível tocar a mesma música em 6 ambientes diferentes da residência ou até mesmo musicas diferentes para cada ambiente com volumes diferentes para cada cômodo.
Na prática, imagine as criança assistindo filme na sala de tv, e no espaço gourmet e cozinha estar tocando uma playlist direto do seu Spotfy para receber amigos e convidados.
Controle de Acesso e Sistemas de segurança
Sistemas de segurança como controle de acesso, portões da entrada de veículos, portões sociais, leitores biométricos são sistemas e dispositivos que também podem ser integrados na automação, assim como as câmeras de monitoramento que podem ser adicionadas ao sistema para visualizar em tempo real a liberação instantânea destes acessos através de comandos da automação.
Estes são os sistemas mais comuns de se encontrar em muitas residências com o conceito de Automação residencial e estão presentes em diversos projetos por nós executados.
Automação Residencial: Posso Fazer eu Mesmo ou Preciso de um Profissional?
Está em dúvida se pode comprar dispositivos inteligentes e insta-los sozinho ou se precisa contratar uma empresa especializada em automação residencial?
Depende muito da sua expectativa em relação à automação residencial e do orçamento disponível para o investimento.
Para aplicações de pequeno porte por exemplo, ter o controle de 5 lâmpadas, uma cortina é recomendado utilizar dispositivos inteligentes que são facilmente configurados em sua rede e a uma alexa para acionar os comandos.
No caso de projetos mais complexos onde será necessário muitos pontos de iluminação, muitas persianas, vários cômodos da residência, muitos dispositivos: tvs, ar-condicionado, criação de cenas, personalização ou onde a infraestrutura é uma questão, uma Empresa de Automação Residencial é indispensável para desenvolver o projeto integração e funcionamento da Automação.
Leia Também
O que é Automação Residencial?
Automação Residencial é o uso de um conjunto de equipamentos instalados na residência que torna automática determinadas atividades...
Continue LendoAutomação Residencial Preço
Em média uma empresa certificada costuma cobrar um preço inicial de R$ 8.000 para automatizar residências...
Continue LendoQual melhor Tela de Projeção?
Equipamento de automação residencial são dispositivos inteligentes que fazem parte de um sistema central que comumente...
Continue Lendo