Quais São os Tipos de Automação Residencial?
Automação Residencial é um termo utilizado para definir sistemas de automação que permitem controlar todos os dispositivos da casa.
Todo o controle pode ser feito por um aplicativo com interface amigável, assistentes virtuais, controle remoto ou comandos de voz na Alexa. Além disso, esses sistemas se dividem em dois tipos, que são apresentados a seguir.
Os dois tipos de automação residencial são, na verdade, diferentes tecnologias de comunicação. Elas permitem a conexão entre os dispositivos da casa e os Equipamentos de Automação.
Vamos falar um pouco mais sobre esses dois tipos de de automação Residencial e exemplos.
Automação Residencial Cabeada
Esse modelo é chamado de sistema centralizado porque todos os cabos que conectam os dispositivos são direcionados para uma central. Essa central, também conhecida como quadro de comando, costuma ficar próxima ao quadro elétrico ou em racks centrais.
Esse tipo de automação é mais robusto e confiável, pois usa conexões físicas com cabos instalados em uma infraestrutura dedicada. Isso garante maior estabilidade ao sistema.
Mais utilizado em novas construções onde é possível prever a infraestrutura necessária para o sistema centralizado sem a necessidade de grandes reformas.
Automação Residencial Sem fio
Esse tipo de automação é ideal para residências já finalizadas, sem previsão de grandes reformas para instalação de infraestrutura. Para que todos os dispositivos se conectem, é necessário o uso de equipamentos com tecnologia sem fio.
Embora esses dispositivos não precisem de fios para se conectar, existem diferentes tecnologias de comunicação sem fio. Os principais sistemas de automação são:
As tecnologias Z-Wave, ZigBee e Wi-Fi são amplamente utilizadas em dispositivos inteligentes e oferecem bom desempenho. No entanto, em projetos maiores ou que exigem muitas integrações, essas opções podem não atender de forma ideal às necessidades do sistema.
Em projetos mais completos, que integram iluminação, ar-condicionado, áudio e vídeo em um unico aplicativo, o ideal é optar por equioamentos profissionais.
Comparativo de Tipos
TIPO | Confiabilidade | Fase de Obra |
---|---|---|
Com Fio | ✔✔✔✔✔ | Obra Nova |
Z-Wave | ✔✔ | Obra Acabada / Reformas |
ZigBee | ✔✔ | Obra Acabada / Reformas |
Clear Connect RF | ✔✔✔✔ | Obra Nova / Reformas |
Wi-Fi | ✔ | Reformas |
Automação Residencial IoT
Uma maneira de controlar dispositivos é por meio da tecnologia IoT (Internet das Coisas). Esse conceito se refere à conexão digital de aparelhos pela internet, permitindo comunicação entre eles.
Com isso, é possível o controle básico de algum destes dispositivos. Tecnologia presente já em lâmpadas, aspiradores de pó, geladeiras, lavadoras e cafeteiras.
Automação por Radiofrequência RF
A tecnologia de Ondas de Radio é muito usada porque oferece maior alcance e cobertura em comparação com outras soluções sem fio.
Existem diferentes protocolos que utilizam a tecnologia sem fio de Ondas de Radio. Alguns deles são exclusivos de fabricantes específicos. A seguir, veremos algumas das principais opções disponíveis.
Tipo de Automação Z-Wave
O protocolo sem fio usa ondas de rádio para conectar os dispositivos à rede. É necessária uma central para interligar os dispositivos e conectá-los à internet. Também é preciso um intervalo de 30 metros entre cada dispositivo e a central para o sistema funcionar corretamente.
Tipo de Automação ZigBee
Protocolo de comunicação sem fio assim como o Z-Wave que utiliza ondas de rádio para se conectar com os dispositivos. Também é necessária uma central que é a responsável por fazer a interconexão de seus dispositivos e a internet. Neste sistema é necessário o intervalo de 30 metros entre cada dispositivo até a central para o funcionamento do sistema.
Tipo de Automação Clear Connect RF
A Lutron desenvolveu uma tecnologia exclusiva de Ondas de Radio, baseada no mesmo princípio de comunicação por rádio, mas com melhorias próprias. Essa tecnologia é protegida por patente e é de uso exclusivo da fabricante.
A tecnologia está presente na linha de iluminação sem fio Radio RA, que existe há 10 anos e já passou por três atualizações. Ela é conhecida no mundo todo por sua alta segurança, estabilidade e pelo design elegante e resistente de seus produtos.
Tipo de Automação Wi-Fi
Nessa tecnologia, os dispositivos de automação se conectam pelo Wi-Fi usando o protocolo IP, o mesmo de celulares e computadores. Eles se ligam ao roteador e trocam informações por meio do sinal Wi-Fi.
Esse tipo de automação residencial depende totalmente da rede da casa. Isso pode ser uma desvantagem, pois qualquer falha na conexão pode interromper o funcionamento dos sistemas.
Mas o que é Possivel Automatizar?
A automação residencial permite controlar quase todos os sistemas da casa que exigem interação humana. Além de criar cenários, ela unifica tudo em um só aplicativo.
Isso torna o gerenciamento mais fácil, permitindo o controle pelo celular, assistentes virtuais, controle remoto ou comandos de voz.
Iremos apresentar os sistemas mais comuns em uma casa inteligente e como eles facilitam a rotina, tornando tudo mais prático e eficiente.
Iluminação
A sistema de iluminação é um dos mais buscados para automação. Com essa tecnologia, é possível controlar cada grupo de lâmpadas de forma separada. Também dá para ligar, desligar e ajustar a intensidade da luz por meio da iluminação Dimerizavel.
É possível criar cenários de automação residencial, escolhendo quais lâmpadas acender e em qual intensidade. Essa configuração pode ser salva com um nome, como “Relaxa”.
Depois, basta um toque no keypad, assistente virtual, controle remoto inteligente ou um comando de voz para ativar a cena e ajustar a iluminação.
Com o controle de iluminação no celular, é fácil ajustar as luzes para diferentes ambientes e atividades, como assistir a um filme.
A automação de iluminação também pode ajudar no consumo de energia, garantindo eficiência e conforto.
Cortinas e Persianas
Cortinas e persianas também podem ser automatizadas. Com a motorização, é possível controlá-las pelo celular ou por comando de voz. Você pode ajustar cada uma separadamente ou várias ao mesmo tempo, tornando mais fácil abrir.
Automação de Persianas também é uma das mais solicitadas, pois facilita muito a forma de controlar a iluminação do sol nos ambientes.
Ar-condicionado
Com a automação do sistema de climatização, você controla o ar-condicionado pelo celular, ajusta a temperatura remotamente e define horários de funcionamento. Isso torna o ambiente mais confortável e ajuda a economizar energia.
Automação de ar-condicionado também facilita no controle da climatização dos ambientes, podendo ser acionado quando houver presença nos ambientes.
Home Theater
Outro sistema muito comum na automação residencial é o Home Theater. É possível controlar a TV, o receiver, a TV a cabo, os projetores e a tela de projeção de forma prática e integrada.
Com a automação, é possível controlar a TV, ajustar o volume, mudar de canal e escolher filmes ou músicas pelo celular ou tablet. Também dá para navegar por mídias, acessar serviços de streaming e gerenciar cada dispositivo do Home Theater em diferentes ambientes.
Som Ambiente
O sistema de som ambiente também pode ser automatizado com a integração dos equipamentos de audio e as caixas de som de embutir.
Cada ambiente da casa que terá som ambiente deve ter caixas de som instaladas que podem ser controladas do sistema de automação Residencial.
Com equipamentos chamados Multroom, é possível tocar a mesma música em até seis ambientes da casa. Também dá para reproduzir músicas diferentes em cada cômodo e ajustar o volume separadamente para cada espaço.
Os ambientes mais comuns para instalação de som ambiente são as áreas sociais, como sala de estar, varanda, espaço gourmet, piscina e lavabos.
Na prática, as crianças podem ver um filme na sala de TV, enquanto no espaço gourmet e na cozinha toca uma playlist.
Sistemas de segurança
Sistemas de segurança, como fechaduras inteligentes, controle de acesso, portões para veículos e pedestres, além de leitores biométricos, podem ser integrados à automação. Câmeras de segurança também podem ser adicionadas, permitindo visualizar em tempo real a liberação dos acessos.
Esses sistemas são amplamente utilizados em residências que adotam o conceito de automação residencial. Eles fazem parte de muitos projetos que já implementamos, garantindo mais praticidade, segurança e eficiência no dia a dia dos moradores.
Automação Residencial: Posso Fazer eu Mesmo ou Preciso de um Profissional?
Está em dúvida se pode comprar dispositivos inteligentes e instalá-los sozinho ou se precisa contratar uma empresa com experiência em automação residencial?
Depende muito da sua expectativa em relação à automação residencial e do orçamento disponível para o investimento.
Para pequenas aplicações, como o controle de cinco lâmpadas e uma cortina, é ideal usar dispositivos inteligentes.
Em projetos mais complexos e maiores, com muita iluminação, persianas, ar-condicionado e TVs, é necessário um projeto de automação residencial. Desafios de infraestrutura e projetos de automação residencial são necessários e devem ser desenvolvidos por uma empresa com expertise no setor.
Leia Também

O que é Automação Residencial?
Automação Residencial é o uso de um conjunto de equipamentos instalados na residência que torna automática determinadas atividades...
Continue Lendo
Automação Residencial Preço
Em média uma empresa certificada costuma cobrar um preço inicial de R$ 8.000 para automatizar residências...
Continue Lendo
Qual melhor Tela de Projeção?
Equipamento de automação residencial são dispositivos inteligentes que fazem parte de um sistema central que comumente...
Continue Lendo